Se você trabalha com imagem, quer imprimir ou enviar arquivos para uma gráfica, então precisa entender sobre os sistemas de cores. Entenda quais as diferenças, onde e como utilizá-los.
RGB, CMYK e PANTONE são siglas de padrões de imagens usados para definir um guia de cores para segmento gráfico e têxtil. Saber onde cada uma é utilizada é primordial para chegar ao melhor resultado e maior fidelidade, exigindo menos trabalho para conseguir a cor ideal.
A sigla RGB – é a abreviação de um sistema de cores aditivas e primárias – Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). É o método mais utilizado nos monitores de computador e demais dispositivos digitais; é padrão em muitos editores de imagem.
A sigla CMYK – é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). O sistema CMYK foi criado para que uma impressão consiga chegar a fidelidade mais próxima de cores apresentada no monitor do computador. É composto por quatro canais e é o padrão de cores usado em gráficas.
Se você criou uma imagem ou editou uma foto em seu computador e deseja imprimir com o máximo de fidelidade de cores, lembre-se sempre de verificar a configuração de seu editor de imagem para que siga o padrão CMYK.
A sigla PANTONE remete a um padrão de cores registrado pela empresa americana de mesmo nome, que atualmente é a principal empresa de cores do mundo. O escala de cores PANTONE é hoje o padrão na indústria gráfica e têxtil, para especificação e controle da cor quando se exige alto padrão de excelência. Ele se baseia na mistura de diversos pigmentos para criação de cores especiais, inclusive cores metalizadas. Portanto o sistema PANTONE é na verdade uma tabela com diversas cores atrelados a numeração ou nome específicos que serve como uma referência exata, para dessa forma conseguir uma cor pura sem variação de tonalidade. Ela é muito utilizada em logos de empresas que precisam de alta fidelidade de cores.
Esse sistema foi desenvolvido e padronizado ao longo dos anos, com lançamentos anuais de novas tonalidades, seguidos de estudos de tendência. A empresa também desenvolve e patenteia cores exclusivas sobre encomenda.
Consulte a tabela de cores CMYK de conversão Pantone e RGB (Hexadecimal)