É muito importante entender o método mais adequado na hora de imprimir um material gráfico, ou até solicitar um orçamento gráfico. Portanto, o primeiro passo é compreender as diferenças entre os dois tipos mais comuns de impressão: OFFSET e DIGITAL, e saber qual a melhor indicação para cada um deles. As duas formas de impressão são ótimas no quesito qualidade, entretanto eles podem diferir com relação a custo benefício.
IMPRESSÃO DIGITAL
Na IMPRESSÃO DIGITAL, a transferência das imagens é feita pelo processamento digital dos arquivos (imagem ou texto) , imprimindo todas as cores de uma única vez sobre a mídia escolhida. O tempo inicial de setup do equipamento é muito rápido, não é preciso gravação de fotolito, o que reduz em muito o prazo de produção, e em poucos minutos se imprime a primeira unidade, permitindo ainda o que se faça na hora qualquer tipo de ajustes. Este processo tem grandes possibilidades com relação aos formatos e também no que se refere aos materiais ( mídias) as serem usados, podendo imprimir adesivo vinyl, lonas, papel de parede, tecidos, PVC além de diversos tipo de papel.
OFFSET
O termo OFFSET significa “fora do lugar”, ou seja, a tinta passa por um cilindro antes de ir para o papel. O método offset é considerado o mais tradicional, e a impressão ocorre por meio do contato entre a água e a tinta própria para maquinas offset, porém é necessário que a imagem esteja previamente gravada no fotolito que vai no rolo de impressão, para que ela seja transferida para o papel. Sendo assim, a impressão offset se diferencia da digital por não ter sua matriz espelhada. Este processo permite maior velocidade na realização da impressão, e é normalmente indicado para projetos de grande quantidade, como revistas e panfletos.