Os catálogos de produtos são peças essenciais para apresentar os produtos e serviços da sua empresa para o seu público.
Mesmo na era digital, todo vendedor precisa de um material impresso com imagens e textos que despertem o interesse de clientes e parceiros. As ferramentas digitais transformaram a maneira de se fazer marketing, mas os materiais impressos exercem forte influência na decisão de compra.
Ainda que os catálogos de produtos possam ser digitalizados, os impressos são muito utilizados por marcas e empresas para diferentes fins. Entenda a importância dessas peças publicitárias e conheça os diferentes tipos de catálogos de produtos.
Tipos de catálogos de produtos
O catálogo de produto é um material usado para mostrar para as pessoas, em diferentes situações, o que a sua empresa vende no momento. Conheça os tipos de catálogos mais comuns:
- catálogo de novas coleções — muito usado no setor têxtil e na indústria de moda, consiste em um documento impresso, como uma revista, com fotos das peças da nova coleção;
- catálogo de apresentação para investidores — muito comum nas empresas como uma forma de se apresentar para novos investidores. O documento pode conter informações como missão, visão e valores da empresa, gráficos e indicadores de performance;
- catálogo de apresentação da empresa — o catálogo é também usado para apresentar a empresa para o público comum, com mensagens que ajudem as pessoas a conhecerem a história da empresa, os produtos e serviços, as opiniões dos clientes, etc., para criar uma identificação e estreitar relações;
- catálogo de produtos — o tipo mais comum é impresso em formato de livro e tem o objetivo de descrever os produtos.
Como criar um catálogo de produtos
O primeiro passo é conhecer bem o produto ou serviço que será descrito no catálogo. Depois, é preciso selecionar as imagens e organizar a forma como será feita a apresentação. Quanto mais dados o catálogo tiver, mais informações o cliente terá para embasar a sua decisão de compra. Nesse caso, o catálogo funciona como um cartão de visita.
É muito importante manter os dados atualizados dos produtos e serviços descritos no catálogo, assim como é fundamental uma impressão digital de alta qualidade. Sempre que houver alterações, novos materiais devem ser feitos na gráfica, para manter uma boa imagem da marca — nada de rasuras com caneta, isso causa uma péssima impressão.
Vale lembrar, que é fundamental conhecer bem o perfil de cliente o público alvo antes de elaborar o seu catálogo de produtos. Os textos e imagens devem ser capazes de atrair a atenção das pessoas que se quer atingir, assim como conter elementos visuais, como logo e paleta de cores, que remetam à identidade visual da marca.
Materiais utilizados
O catálogo de produtos funciona como um portfólio e por isso deve ser feito com material de alta qualidade. O ideal é fazer pequenas tiragens por vez, já que sempre que houver novidades, novos catálogos terão que ser impressos.
Outros materiais utilizados com a mesma função de catálogo de produtos são os folders e panfletos. Veja a diferença entre eles:
Folders
O folder pode ser institucional, para apresentação da empresa, ou de produtos e serviços, com a descrição destes. Geralmente são feitos em papéis envernizados com fotos e textos atrativos.
Panfletos
Os panfletos são mais simples, não tem dobras nem acabamentos, e são feitos com papel de gramatura menor. Muito usados para ações pontuais como lançamento de um produto ou promoções.
Benefícios do catálogo de produtos com impressão digital de alta qualidade
Por ser um cartão de visitas, ao produzir o seu catálogo de produtos, procure uma gráfica especializada que ofereça impressão digital de alta qualidade. Dessa forma, você aumenta a credibilidade da sua empresa, ajuda na consolidação da imagem da sua marca, destaca os produtos e serviços no material de divulgação e fornece impressos de qualidade para os vendedores.
Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso do seu catálogo de produtos e garanta uma impressão de alta qualidade.
Leave a Reply