Encadernação: Quais os tipos adequados a cada projeto

Encadernação: Quais os tipos adequados a cada projeto

Existem vários métodos e tipos de encadernação aplicados em livros, apostilas, revistas e catálogos, com o intuito de facilitar o manuseio e unir as suas páginas. É muito comum também o uso da encadernação para a entrega de trabalhos de faculdade ou colégio e também de documentos de empresas em geral. Afinal, quais tipos de encadernação existem e os tipos adequados a cada projeto?

CANOA

A encadernação do tipo CANOA ou dobra é aquela usada em revistas e panfletos, consiste em grampear as folhas, independente do papel ou formato. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Não indicado para volumes com muitas páginas, nem para papéis de alta gramatura, pois pode dificultar a dobra e comprometer o acabamento.

LOMBADA QUADRADA

O processo de acabamento conhecido como LOMBADA QUADRADA se caracteriza pela aplicação de um adesivo em uma lombada refilada ou costurada, a qual recebe na sequência uma capa em papel, cartão ou cartolina. A encadernação lombada quadrada confere ao impresso uma aparência mais sofisticada do que a lombada grampeada (lombada canoa).

ESPIRAL

O sistema ESPIRAL consiste na encadernação de folhas soltas contendo orifícios redondos para a introdução de espirais metálicos revestidos ou de plástico colorido, para fazer a ¬união da capa ao miolo. Trata-se de processo relativamente simples e barato, que resulta em um volume com boa abertura e fácil de manusear. É a mais popular e muito utilizado em apostilas, pois não há limite de folhas.

WIRE-O

O sistema de encadernação WIRE-O é uma evolução do processo de encadernação em espiral, onde as folhas de papel que serão inseridas devem ter furos quadrados ou retangulares.  Utiliza garras metálicas em duplo anel. Comumente utilizado na confecção de agendas, calendários e cadernos escolares pois permite a utilização de várias gramaturas de papéis, vários tipos de plásticos e outros materiais.

A encadernação wire-o é boa opção para artistas e designers, na produção de catálogos e portfólios. Permite o uso de capa dura, que deixa o material mais resistente e profissional.

LOMBADA QUADRADA COM CAPA RÍGIDA – CAPA DURA

O processo de encadernação CAPA DURA é aquele que que as folhas são costuradas e coladas na capa e contra capa. Esse tipo de encadernação é muito usado para agendas, cadernos, livros fiscais, livros contábeis, trabalhos de conclusão de curso, monografias. A capa dura pode ainda receber a gravação de escritas personalizadas, o que garante materiais de fina apresentação.

BROCHURA

O modelo BROCHURA é a encadernação na qual os cadernos (que constituem o miolo do projeto) são costurados na lombada em forma de acabamento, e colados a uma capa mole, normalmente de papel grosso, ou apenas colados e fresados (sem costura).

Importante : Para todos os tipos de encadernação, é necessário prever a margem de segurança próxima da área onde será a encadernação, para que não haja o risco de sobreposição ou perda das imagens / textos.