Banner, Faixa e Lona: Qual é a diferença?

Quer saber qual é a peça gráfica mais indicada para a comunicação visual da sua marca? Entenda a diferença entre banner, faixa e lona e descubra como usá-las em festas, eventos, feiras e datas comemorativas.

É comum sentir-se perdido na hora de escolher qual peça publicitária usar por não conhecer cada tipo — características e indicações de uso. Para a sua empresa marcar presença em eventos e feiras ou para divulgar seus produtos e serviços em festas e datas comemorativas, você precisa entender a diferença entre banner, faixa e lona, além de conhecer as suas principais aplicações.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, onde explicamos cada uma dessas peças e suas indicações de uso. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

Banner

O banner é a peça gráfica mais tradicional e a mais usada para comunicação visual — podemos vê-los espalhados pela cidade em muros, postes e também em pontos de venda.

O conteúdo é impresso na lona, com laminação fosca e o seu tamanho varia bastante — desde o mini, com 40 x 60 cm, até o grande, com 150 x 300 cm. Em geral, é retangular, com acabamento de madeira e ponta de plástico.

O impacto visual do banner é grande e é muito usado em feiras, para expor os produtos; em eventos, com informações sobre a empresa; e também em festas e datas comemorativas.

Faixas

As faixas têm um custo menor do que o Banner, porém sua qualidade é inferior — menos resistente. É muito comum seu uso em vias públicas, em campanhas de lançamento e promoções de produtos, eventos de inauguração, entre outros.

Seu formato retangular é horizontal, por isso muito usada para divulgar feiras, festas e outras datas comemorativas. As faixas são simples de confeccionar, recebem laminação fosca, acabamento de madeira, ponta de plástico e corda de nylon nas laterais do material.

Essa peça publicitária é perfeita para chamar a atenção das pessoas para o seu produto, serviço, mensagem ou marca.

Lona

Existem três tipo de lona, cada um deles com suas características próprias e indicações:  backlight, frontlight e canvas. Em geral, são usadas para destacar a comunicação visual com letreiros luminosos. Conheça cada uma delas:

Lona Backlight

A lona backlight tem esse nome, pois a impressão digital que fica dentro de uma estrutura metálica é iluminada internamente. O exemplo mais clássico dessa peça pode ser visto em pontos de ônibus, chamando a atenção de quem passa. Apresenta alta qualidade e resistência.

Lona Frontlight

Já nesse tipo de lona, a iluminação vem de frente do painel de estrutura metálica no qual ela se prende, através de braços e refletores. É muito usada para a comunicação visual de comércios, fachadas, outdoors e placas em geral.

Canvas

Esse tipo de lona é mais indicado para quem quer destacar o seu produto, marca ou serviço de uma forma mais artística. Feita de algodão resinado, anti-mofo,

com acabamento em acrílico, é maleável e flexível, mas a impressão digital fica perfeita.

Pode ser produzida em diferentes tamanhos e medidas, o que facilita a personalização da peça. O canvas é indicado para ambientes internos como peça decorativa de consultórios, eventos e exposições.

Agora que você já sabe a diferença entre banner, faixa e lona, pode escolher qual o mais indicado para usar em festas, eventos, feiras e datas comemorativas e marcar presença. Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Leave a Reply