A sinalização interna nas empresas é fundamental para uma boa comunicação visual que garanta boas experiências aos clientes e funcionários.
As placas de sinalização interna servem para identificar empresas, marcas e setores, sinalizar perigos e proibições e informar sobre promoções e lançamentos. Ambientes bem sinalizados garantem boas experiências para clientes e funcionários, pois podem facilmente encontrar o que desejam e se informarem devidamente.
Além disso, um ambiente atraente causa uma ótima impressão e ajuda a compor a identidade visual. Se você quer investir na sinalização interna da sua empresa e criar uma ótima comunicação visual, continue lendo esse texto.
A importância da sinalização para os clientes
Em estabelecimentos comerciais é fundamental que os clientes tenham uma excelente experiência. Para que isso ocorra, precisam encontrar facilmente o que procuram, como provadores, sanitários e caixas, por exemplo. Caso contrário, dificilmente eles terão vontade de retornar à loja.
Da mesma forma, a comunicação visual de empresas prestadores de serviços — setores da saúde e educação, por exemplo — é essencial para compor a identidade visual.
Existem vários tipos de sinalização interna, que atendem à diferentes demandas do mercado. Seja para placas duradouras ou não, é importante conhecê-las e escolher aquela que melhor atende o seu objetivo.
Os tipos de sinalização interna
A sinalização interna da sua empresa pode servir para garantir a segurança das pessoas que por ali circulam. As placas que indicam saídas de emergência, a localização de extintores e locais perigosos, servem para alertar as pessoas e guiá-las pelo caminho certo em caso de acidentes, como incêndios, por exemplo.
Já em lojas e estabelecimentos comerciais, elas ajudam a compor o visual merchandising, como os adesivos de vitrine e outras peças publicitárias de PDV que indicam promoções e lançamentos de produtos e atraem a atenção dos clientes.
Dentre os diversos tipos de placa de sinalização, as mais usados para esse fim são:
- PVC com adesivo;
- placa em acrílico;
- placa com corte a laser ou adesivada.
A importância de planejar a sua sinalização interna
Para fazer uma sinalização interna eficiente, lembre-se que as placas e outras peças publicitárias cumprem a função de informar — use textos curtos e apenas as imagens necessárias para garantir a clareza e a compreensão das mensagens.
As placas de sinalização interna devem ser colocadas de acordo com os objetivos específicos de cada setor. No varejo, por exemplo, o mais comum é trocar as placas constantemente, pois as promoções e lançamentos são ocasiões passageiras. Já as placas usadas nas áreas de saúde e educação, precisam ser mais duradouras.
A comunicação visual da sua empresa deve ser pensada de acordo com o visual da sua marca, mantendo os padrões de cores e preservando a identidade visual.
Agora que você já sabe a importância da sinalização interna para a sua empresa, faça um bom planejamento dentro do seu projeto de comunicação visual e garanta uma ótima experiência aos clientes e funcionários.
Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário.
Leave a Reply